segunda-feira, 9 de maio de 2011

Psicologia Social: Preconceito, Estereótipo e Discriminação

Acima, uma das tirinhas geniais do Henfil, que desmascara a falaciosa democracia racial brasileira.


No capítulo 10 do livro Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes, nós tratamos da natureza dos estereótipos, preconceitos e sua relação com a discriminação, definindo-os em termos de valores, atitudes e comportamentos.

Damos exemplos de como esses elementos fazem parte de nossa História e do cotidiano, como parte de sistemas grupais ou mesmo institucionais que tentaram e ainda tentam justificar, por meio de vários discursos, a exclusão de algumas pessoas em detrimento de outras.

Propomos formas de superação dessa realidade, a partir de um entendimento acerca da estruturação dos grupos e organizações na contemporaneidade, com vistas a um paradigma de inclusão para além do conceito de justiça social.

*

3 comentários:

  1. prezada Jaqueline
    Onde consigo o livro Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes, para baixar ?
    att

    ResponderExcluir
  2. prezada Jaqueline
    Onde consigo o livro Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes, para baixar ?
    att

    ResponderExcluir
  3. ECONOMIA DOMESTICA


    Geralmente se fala muito em economia domestica, mas a grande verdade mesmo é que para quem é dona de casa sabe que milagres não existem, mesmo que se troque marcas, diminua aqui, ou ali, milagres não existem.

    O que pode existir sim é o que se chama de cooperação entre todos aqueles que moram na mesma casa. Cooperação no sentido de quando passar por um cômodo apagar a luz, assim se economiza energia elétrica; quanto as sobras de comida, não jogar fora, mas quando perceber que os pequenos volumes de sobrinhas estão aumentando, buscar inventar algum prato para aproveitar essas pequenas sobras, e assim também fazer uma coisa diferente na alimentação; para aquelas regiões em que se possue caixa d´água nas casas, durante a madrugada desligar o registro de água, assim os pequenos vazamentos que porventura tenha, cessam durante a madrugada, e assim se economiza na conta de água também.

    Ou seja, pequenas atitudes no dia a dia que muitas vezes fazem a diferença no final do mês.


    J.Z. MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br

    ResponderExcluir