domingo, 10 de julho de 2011

Polêmica no Encerramento da FLIP 2011

Coletiva de imprensa de balanço da Flip 2011 (enviada por André Miranda, de Paraty).


A Feira Literária Internacional de Paraty encerra sua bem sucedida edição com uma polêmica na mediação de uma das mesas, segundo o blog Prosa Online, do Jornal O Globo. Leia abaixo:


No finzinho da coletiva de imprensa de balanço da Flip 2011, realizado na tarde deste domingo, o curador desta edição, Manuel da Costa Pinto, defendeu a mediação do professor Márcio Seligmann-Silva na mesa 'A ética da representação', a última de sexta-feira à noite, e atacou um dos principais convidados do evento, o cineasta francês Claude Lanzmann, afirmando que ele fez "uma coisa nazista". Lanzmann é judeu e foi o diretor de "Shoah", um documentário de nove horas e meia com depoimentos de sobreviventes do Holocausto, considerado um clássico do cinema. Ele também lutou contra os alemães na Segunda Guerra Mundial, como relata em seu livro de memórias "A lebre da Patagônia", lançado durante a Flip pela Companhia das Letras.


Depois da mesa, Seligmann-Silva foi criticado por se alongar demais em suas intervenções e não ser objetivo nas perguntas para Lanzmann, de 85 anos. O autor, que já vinha demonstrando na Flip ser uma pessoa temperamental, passou, então, a agir com deselegância contra o mediador, inclusive falando que iria deixar o debate caso continuasse sendo tratado como "débil mental".


Na coletiva de imprensa, Costa Pinto afirmou que não entendia as críticas a Seligmann-Silva, ressaltando que o mediador não teria como entrar num debate complexo sobre as representações do Holocausto de forma rasa. E então atacou duramente Lanzmann:


- É decepcionante que um autor do porte dele, que foi um dos grandes intelectuais do século XX e conviveu como figuras como Sartre, rejeite perguntas de natureza intelectual. Essa postura que ele teve contra um debate intelectual foi uma coisa nazista. É grave isso. Ele rejeitou o debate em nome da espetacularização.


Saiba mais sobre o que aconteceu na mesa que provocou essa afirmação do curador da FLIP 2011 clicando aqui.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário