segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Obstáculos aos Psicólogos em RHs

Ao lado, uma foto de Wilhelm Wundt, considerado fundador da Psicologia moderna.


Um aviso urgente, porque é para hoje.


O Conselho Federal de Psicologia - CFP está convocando psicólogos que atuam em Recursos Humanos (RH), mas tem sofrido ações judiciais por parte dos Conselhos de Administração, para que enviem ao e-mail do seu Conselho Regional de Psicologia - CRP, até hoje, 28 de fevereiro, os resultados da discussão judicial de seu caso e cópias de documentos de ações judiciais.

O CFP pretende, a partir desses dados, posicionar oficialmente os CRPs sobre como preservar a atuação dos profissionais psicólogos nessa área.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Assédio Moral no Trabalho Temporário

Operários, de Tarsila do Amaral.


"É como se tivesse um machado na minha cabeça, me sinto inseguro".

Leia no link abaixo o trabalho da especialista em gestão de pessoas Susana Xavier sobre os tipos de violência a que estão sujeitos profissionais de contrato temporário:

http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/1456/1/2008_SusanaXavier.pdf

Festa!

Foto: Dia de Festa em Piraí - RJ, de JVC (http://www.flickr.com/photos/jvc/20284568/)

Sábado tem confraternização, comemoraremos o término do curso de atualização em saúde mental na Administração Pública Federal, realizado pela Diretoria de Saúde do Decanato de Gestão de Pessoas da Universidade de Brasília, em parceria com o Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (UFA, quanto organograma! rsrsrs)!

Tive a honra de ser professora do curso, responsável pelo segundo módulo: Ética, Diversidade e Interdisciplinaridade em Saúde Mental.

Fiquei felicíssima com o convite da organização do curso em participar dessa etapa de conclusão! O ritual de conclusão de um processo vitorioso para muitas boas pessoas!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Baixa Auto-Estima e Discriminação

Acima, uma daquelas saudosas imagens da Benetton que faziam as pessoas refletir.

Vejam abaixo a transcrição de uma interessante reportagem que saiu no portal R7, comenta um estudo que mostra a relação entre ter baixa auto-estima e discriminar as pessoas. A matéria usa o termo "preconceito", que não considero adequado para a questão: preconceito é o conjunto de conceitos e sentimentos depreciativos com relação ao outro, já discriminação é a expressão comportamental do preconceito.

A pessoa até pode, intimamente, ter preconceitos, devido à educação formal e/ou informal que o levaram a ter tais percepções, porém não tem o direito de discriminar os outros em função disso. Segue o texto, depois conversamos mais profundamente sobre o assunto...


Pessoa com baixa autoestima tende a ser mais preconceituosa

Diminuir os outros nos deixa melhor quando estamos mal com nós mesmos, diz estudo
Do R7


Preconceito acompanha os que não estão bem consigo mesmos

Quando uma pessoa não está bem consigo mesma, tende a ser preconceituosa com pessoas que são diferentes. Um novo estudo revelado nesta quarta-feira (23) explicou como isso acontece. Segundo Jeffrey Sherman, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, um dos autores do estudo, “quando estamos mal com nós mesmos, diminuir os outros nos deixa melhor”.

Thomas Allen, coautor da pesquisa, e Sherman usaram o Teste de Associação Implícita (IAT, na sigla em inglês) – uma tarefa usada para avaliar reações automáticas a palavra e/ou imagens – para revelar o preconceito velado das pessoas.

Os voluntários tinham de olhar para a tela de um computador enquanto aparecia uma série de palavras positivas, negativas e imagens de rostos de pessoas brancas e negras.

Na primeira parte do teste, os participantes tinham que apertar a tecla “E” tanto para rostos de negros e palavras negativas e a tecla “I”, para rostos de pessoas brancas e palavras positivas. Na segunda tarefa, os grupos foram invertidos, e os voluntários tinham que fazer o contrário: associar palavras positivas aos rostos de negros e as negativas aos de brancos.

Os participantes que fizeram associações negativas com pessoas negras devem ter achado a segunda tarefa mais difícil. Isso acontece quando as pessoas estão se sentindo mal consigo mesmas. Até aí, todo mundo concorda. Os psicólogos não concordam é como esse mecanismo funciona.

Sherman diz que “as pessoas andam usando os mesmos dados para elaborar argumentos diferentes para os porquês".

- Existem duas possibilidades: nos sentirmos mal com nós mesmos ativa avaliações negativas dos outros ou nos torna menos propensos a eliminar esses preconceitos.

Na experiência, Sherman e Allen pediram aos voluntários para fazer um teste com 12 questões bastante difíceis que exigiam criatividade. Ninguém acertou mais de dois itens. Cerca de metade dos participantes recebeu os resultados do teste e soube que a média foi nove, para fazer com que eles se sentissem mal consigo mesmos.

A outra metade soube que seus testes seriam corrigidos mais tarde. Todos os voluntários completaram o teste e, como esperado, aqueles que não gostaram de seu desempenho no teste apresentaram mais evidências de preconceito implícito.

Sherman e Allen deram um passo a mais na experiência. Eles aplicaram um modelo matemático que revela os processos que levaram à reação. Os pesquisadores conseguiram determinar que as pessoas que não estavam bem consigo mesmas mostraram um maior preconceito porque as associações negativas são ativadas em um grau maior, e não porque elas tendem menos a eliminar esses sentimentos.

Sherman explica que nossa mente dá mais atenção aos aspectos negativos de outros grupos.

- O jeito de contornar isso é tentar pensar de forma diferente sobre os outros. Quando você não está bem consigo mesmo e se vê pensando de forma negativa sobre outros grupos, lembre que pode estar agindo assim porque foi mal em um teste ou algo assim.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Você tem Medo do Trovão ou do Raio?

Veja um raio bem de perto. Saiu no site do G1: http://g1.globo.com/vc-no-g1/noticia/2011/02/durante-tempestade-internauta-grava-raio-poucos-metros-de-distancia.html

Sobre o assunto, pessoalmente acho lindos os raios, mas me apavoro com os trovões!

A foto que ilustra esta postagem é do blog Elétrons Livre: http://eletrons-livre.blogspot.com/

^~^~^~^~^~

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lágrimas de Crocodilo?

Um crocodilo pode chorar quando o corpo do animal que ele está devorando pressiona o céu de sua boca e comprime as glândulas lacrimais. Não chora por pena ou remorso, mas devido a um mecanismo fisiológico básico...

Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canáda, realizaram uma pesquisa interessante, publicada na revista
Law and Human Behavior, que pode auxiliar na identificação da "sinceridade" quando uma pessoa pede desculpas. Veja uma notícia sobre essa pesquisa no link abaixo (em inglês):

http://bodyodd.msnbc.msn.com/_news/2011/02/10/6026668-crocodile-tears-study-shows-how-to-spot-a-fake-apology

Para além de servir de mais um elemento, provavelmente inútil, num processo jurídico, os dados dessa pesquisa poderiam auxiliar em nossa análise cotidiana sobre o comportamento das pessoas. Estou certa que quem ler a notícia acima doravante ficará encasquetado(a) em ficar tentando descobrir se tal ou qual pessoa, na TV ou conversando com ele(a), está realmente arrependido...

...Ou simplesmente fingindo, como reação natural à pressão.

Atitudes Frente às Práticas de Diversidade

Acima, ilustrando esta postagem, o modelo das dimensões da diversidade humana de Loden & Rosener (1991)*

Abaixo repasso link para um interessante artigo científico que propõe um modelo de atitudes frente às práticas de diversidade, que têm sido cada vez mais comuns no Brasil. Tenho um olhar crítico acerca dessas práticas, que em geral são superficiais, muito presas à concepção básica de justiça social e pouco ousadas, no sentido de investirem em paradigmas mais complexos, como o que concebe a heterogeneidade da equipe como um diferencial positivo no seu desempenho.

Quando me remeto aos termos "equipe" e "desempenho" não estou me restringindo a ambientes profissionais, muito menos só aos privados. Estou me remetendo a todos os tipos de organização humana, que são formadas por grupos e podem ser mais ou menos eficazes nas metas a que se propõem, tais como escolas, delegacias, órgãos públicos, etc.

O modelo de atitudes das autoras (Pereira e Hanashiro), baseado em aceitação ou rejeição, parece ser mais um bom referencial na tentativa de compreender os complexos fenômenos da gestão da diversidade que engatinha em nosso país. Afinal, eis o link:

http://www.scielo.br/pdf/rac/v14n4/07.pdf


@:---
*Loden, M. & Rosener, J. (1991). Workforce America!: managing employee diversity as a vital resource. Homewood: Business One Irwin.
@:---

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental


Apesar de o texto a que me referirei ter sido publicado há meses, considero que o assunto ainda é atual.

Enquanto trabalhei no Ministério do Planejamento, tive a oportunidade de contribuir, como um dos elaboradores e como supervisora técnica, para o desenvolvimento do documento de Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental na Administração Pública Federal, publicado como Portaria SRH n.º 1.261, de 5 de maio de 2010.

Com essa orientação, legitimada por meio de ampla discussão pública, em um fórum nacional de saúde mental e em consulta pública, o Governo Federal reconheceu a importância da dimensão psicossocial no ambiente de trabalho de seus servidores, e o dever de lidar com problemas e buscar melhorar as condições de trabalho.

Acesse o material por meio do site http://periciamedicadf.com.br/publicacoes/diretrizes_de_saudemental_SIAP.pdf, e utilize-o como referência para suas discussões e propostas para a melhoria das condições de trabalho, especialmente se você for profissional da área de saúde.

Para além desse texto em si, são necessárias articulações, em todos os nível, em prol da disseminação da ideia de que a saúde é um fenômeno complexo, com múltiplas causas, e que é imprescindível o envolvimento de todas e todos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Concursos Nacionais - Prevenção ao Uso de Drogas

Quero informar sobre uma excelente oportunidade de auxiliar no enfrentamento ao uso de drogas, além de poder expressar a criatividade e as idéias: os Concursos Nacionais da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD do Ministério da Justiça, lançados ontem.

Eles têm por objetivo:

Incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promove, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.


Estão sendo promovidos o XII Concurso Nacional de Cartazes, direcionado a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

O I Concurso Nacional de Vídeo, direcionado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio.

O IX Concurso Nacional de Fotografia e o IX Concurso Nacional de Jingle, dirigidos à população em geral. Este ano os concursos têm como tema "Arte e Cultura na prevenção do uso de crack e outras drogas".

E, em parceria com o Centro de Integração Empresa/Escola - CIEE, o X Concurso de Monografia para Estudantes Universitários, com o tema A Intersetorialidade como Estratégia de Enfrentamento ao Crack.

Caso seja do seu interesse, você precisa postar o seu trabalho até o dia 25 de abril.
Acesse os regulamentos dos concursos pelo site www.obid.senad.gov.br.

João Grandão

Você conhece João Gonçalves Filho, o senhor da imagem acima?

Eu não o conhecia até ler um ótimo artigo do colunista Paulo Lima, da Isto É. Ele foi herói olímpico brasileiro na natação, além de ser um desportista como poucos.

A foto acima é de quando ele foi porta-bandeira brasileiro nas Olimpíadas de 1968, no México.

Conhecido como João Grandão, ele faleceu no ano passado. Leia a nota de pesar do Comitê Olímpico Brasileiro - COB:

Nota de pesar: 28.06.2010 : 10h58:
Comitê Olímpico Brasileiro manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do atleta olímpico João Gonçalves Filho, ocorrido neste domingo (27), em São Paulo. Como atleta, João Gonçalves participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos, sendo duas na natação (Helsinque 1952 e Melbourne 1956) e três no polo aquático (Roma 1960, Tóquio 1964 e Cidade do México 1968).
Também foi técnico da Seleção Brasileira de Judô nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 e Atlanta 1996.
A dedicação ao esporte e seu exemplo como desportista valeram a João Gonçalves Filho o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, concedido pelo COB em 2002 durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. O Comitê Olímpico Brasileiro se solidariza com os familiares e amigos de João Gonçalves Filho, com a certeza de que suas conquistas e seu exemplo ficarão eternizados na história do esporte olímpico brasileiro.


Recomendo que leia o artigo de Paulo Lima no link abaixo:

http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/116569_JOAO+GRANDAO

Dia das Doenças Raras 2011

Estou divulgando uma mensagem que recebi sobre o assunto.


Meu nome é Rogério Lima Barbosa e em setembro de 2010 minha filha foi diagnosticada como portadora da Neurofibromatose(NF). Essa doença é uma desordem genética que atinge 1 a cada 2000 nascidos sendo considerada uma doença rara.

O atendimento dispensado a minha família em Brasília pela comunidade médica deixou muito a desejar e, muitas vezes, trouxeram mais angústias do que compreensão sobre como a doença poderia afetar a minha filha. Comecei a procurar informações na internet e em todos os meios disponíveis. O resultado foi que os profissionais que possuiam referência no assunto estavam no tradicional trecho RJ e SP. Conseguimos nos consultar com um especialista no Rio de Janeiro que nos tranquilzou muito, esclareceu todas nossas dúvidas e informou que o tipo da doença de minha filha é o mais leve. Hoje somos acompanhados por profissionais em Brasília e no RJ que consideramos mais como amigos do que médicos.

A situação que passamos em Brasília mexeu muito conosco porque achamos um absurdo a falta de apoio na capital de nosso país. Ao ser atendido no RJ conheci o trabalho do Centro Nacional de Neurofibromatose - CNNF. Essa ONG possui uma estrutura administrativa muito boa, profissionais que apoiam não só quem é afetado pela doença mas, também, seus familiares, fomentam a pesquisa científica enfim uma série de atividades de suporte aos afetados pela NF.

Com esta perspectiva do RJ eu, minha família e alguns amigos estamos nos organizando para fundar a Associação Maria Vitória, voltada para o apoio a quem sofre com algum tipo de doença rara, defesa e criação de direitos aos portadores de doenças raras no Congresso Nacional e fomento a mobilização da sociedade civil no Brasil e países integrantes do Mercosul.

O primeiro evento que estamos promovendo será realizado no dia 26/02, no ASBAC. Este evento está alinhado a um direcionamento mundial para sensibilizar a comunidade para o dia das doenças raras. (www.rarediseaseday.org). Em 2011 acontecerá em 44 países e, no Brasil, teremos a 2º Caminhada das Doenças Raras em São Paulo e o Dia das doenças raras - Nossa ação afirmativa! em Brasília.

Apoie, divulgue, compareça!






quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Discurso do Ministro

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disponibilizou vídeos referentes ao seu discurso no Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais, 29 de janeiro passado.

Além da iniciativa republicana de estar presente num evento referente a essa população altamente discriminada, ao tornar pública a sua fala Alexandre Padilha representa a abertura nos espaços públicos para construção de estratégias em prol dos direitos humanos e da valorização da diversidade, em especial na discussão de gênero e do direito à identidade em nossa sociedade.

Parabéns ao Ministro! Abaixo seguem links para as duas partes do discurso dele:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=yD3kzIkBtUM

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=svFKzEW03Es

Na sociedade brasileira contemporânea, os diferentes atores sociais estão cada vez mais visíveis. Para além das palavras, a ação coletiva de cada grupo social para o autoconhecimento de suas particularidades e o reconhecimento público de suas demandas, nesse contexto de possibilidades, é o único caminho possível para mudanças sociais.

Notificação de Casos de Violência

Acima, o Bastão de Esculápio, geralmente confundido com o Caduceu do Deus Hermes... ou Mercúrio, como preferirem gregos ou latinos...


Parece que não é do amplo conhecimento da sociedade, mas o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou uma importante portaria, publicada no Diário Oficial da União de 26 de janeiro deste ano, a Portaria MS nº 104, de 23 de janeiro de 2011, que, dentre outras doenças e eventos, incluiu na lista de notificação compulsória as violências doméstica, sexual e outras.

Não consigo pôr um link para a portaria, por limitações do blog, procurem por ela no site www.in.gov.br, na data de publicação que apontei acima.

Essa iniciativa é estratégica para se garantir direitos de vários grupos sociais historicamente discriminados, precisa ser conhecida e aproveitada.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Homenagem a Raquel / Homage to Raquel

Esta postagem precisa ser bilíngue!
This post needs to be bilingual!

Durante o ensino médio discuti com uma garota e acabei conhecendo uma amiga, Raquel. Pena que nos afastamos. Lembro-me com carinho de minhas idas ao seu apartamento em Taguatinga, no qual conheci seus irmãos talentosíssimos e um piano, que ela queria que queria me forçar a tocar, sem eu saber uma nota! Rio disso até hoje, quando lembro.
Bem, Raquel amava Led Zeppelin quando eu mal conhecia Michael Jackson, eu estava por fora mesmo!
During high school I argued with a girl and met a friend, Raquel. It is a pity that we moved away from each other. I fondly remember my visits to her apartment in Taguatinga, where I met her very talented brothers and a piano, which she wanted me to play anyway, without knowing a single note! I laugh at that until today, when I remember.
Well, Raquel loved Led Zeppelin when I barely knew Michael Jackson, I was out, indeed!

Um tempo atrás ouvi um trecho de uma música deles, clássico do duplo sentido, interpretada no lançamento das Olímpiadas de Londres, se eu não estiver enganada: Whole Lotta Love... Adorei!
Veja abaixo um link para escutá-la e uma transcrição da letra. Obrigada, Raquel!
Some time ago I heard an excerpt from a song of them, classic of the double meaning, interpreted at the announcement of the Olympic Games of London, if I am not mistaken: Whole Lotta Love... I loved it!
See below a link to hear it and a transcription of the song lyrics. Thank you, Raquel!

http://www.youtube.com/watch?v=K_-k8A9aAlE

WHOLE LOTTA LOVE
Led Zeppelin

You need coolin', baby, I'm not foolin'
I'm gonna send ya back to schoolin'
Way down inside, a-honey, you need it
I'm gonna give you my love
I'm gonna give you my love, oh

Wanna whole lotta love
Wanna whole lotta love
Wanna whole lotta love
Wanna whole lotta love

You've been learnin'
And baby, I been learnin'
All them good times
Baby, baby, I've been discernin'-a
A-way, way down inside
A-honey, you need-a
I'm gonna give you my love, ah
I'm gonna give you my love, ah

Oh, whole lotta love
Wanna whole lotta love
Wanna whole lotta love
Wanna whole lotta love
I don't want more

You've got to bleed on me, yeah
Ah, ah, ah, ah
Ah, ah, ah, ah, ha, ah, ah, ah, ah, ah, ah
ah, ah, ah, ah, ha, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah
No, no, no, no, ah
Love, love, low-ow-ow-ow-ove
Oh, babe, oh

You been coolin'
And baby, I've been droolin'
All the good times, baby, I've been misusin'-a/Oh
A-way, way down inside
I'm gonna give ya my love/Ah
I'm gonna give ya every inch of my love/Ah
I'm gonna give you my love/Ah
Yes, alright, let's go/Ah

Wanna whole lotta love
Wanna whole lotta love
Wanna whole lotta love
Wanna whole lotta love

Way down inside/ Way down inside
Way downinside, woman, you/woman
woman, you/you need it
need/Love

My, my, my, my
My, my, my, my/Ahh
Oh, shake for me, girl
I wanna be your backdoor man-a
Hey, oh, hey, oh/Ahh
Hey, oh, oooh
Oh, oh, oh, oh
Hoo-ma, ma, hey
Keep a-coolin', baby
A-keep a-coolin', baby
A-keep a-coolin', baby
Uh, keep a-coolin', baby, wuh, way-hoh, oo-ohh

Adeus Batucada

Há uns dias terminei a leitura agradabilíssima da biografia Carmen, de Ruy Castro.

Era sempre profunda a emoção que me tomava a cada dia de leitura sobre a vida generosa dessa brasileira que conquistou o mundo: Maria do Carmo Miranda da Cunha, nascida em Portugal e falecida nos EUA.

Quantas músicas por ela interpretada fazem parte do nosso imaginário sobre o Brasil e o nosso povo! E algumas sobre ela mesma, it girl crescida na Lapa, tornada Brazilian Bombshell e precursora do tropicalismo, como as composições do genial Assis Valente, que "cantando, fingindo alegria", com Uva de Caminhão, E o Mundo não se Acabou ou Recenseamento fazia o carnaval e a festa de todos, independente da nacionalidade.

Quão triste o seu enterro! Choro sempre que vejo esta gravação, embalada pela maravilhosa Adeus Batucada, de Synval Silva:

http://www.youtube.com/watch?v=-fWtoHDdWz8

Li em algum lugar que o compositor ficou tão aturdido com a morte da Pequena Notável e emocionado com a homenagem que o povo prestou à estrela, durante o trajeto até o São João Batista, que não conseguiu chegar ao final, parou no caminho, para chorar... não lembro se na Glória.

ADEUS BATUCADA
Synval Silva

Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Em criança com o samba eu vivia sonhando
Acordava, estava tristonha chorando
Jóia que se perde no mar só se encontra no fundo
Sambai mocidade, sambando se goza nesse mundo

E do meu grande amor sempre me despedi sambando
Mas da batucada agora eu despeço chorando
Trago no lenço esta lágrima sentida
Adeus batucada, adeus batucada querida

Como eu queria que outros grandes artistas brasileiros como ela fossem reconhecidos... mas não são. Quero conhecê-los melhor e falar mais deles. País sem memória, muda o seu destino, "mostra a sua cara"!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Substitua "negro" por qualquer grupo discriminado...

Uma lembrança dos velhos e bons tempos da TV Pirata:

http://www.youtube.com/watch?v=KSmR41_tbq0

Tirando-se esse ou aquele pequeno estereótipo sobre o que é ser negro(a) no Brasil, esse trabalho hilário da saudosa TV Pirata nos permite refletir sobre os medos da nossa sociedade em lidar com a sua diversidade, tantas vezes escondida atrás do slogan de país multicultural...

Intimidação e Incompetência

A imagem é do filme O Diabo Veste Prada, que também ilustra a matéria que transcrevi.

Abaixo reproduzo uma notícia antiga da Folha de São Paulo, mas ainda relevante, sobre pesquisa, na área de psicologia social, que ajuda nos estudos que têm sido feitos sobre o fenômeno do assédio moral no trabalho, que tem se tornado cada vez mais visível nos últimos tempos.


Folha Online - Cotidiano

15/10/2009

Chefes intimidadores se sentem incompetentes, diz estudo

Você tem um chefe que intimida? Se lhe consola, uma nova pesquisa mostra que chefes que se sentem incompetentes atacam severamente os outros, com intuito de compensar a própria inferioridade.
"Detentores de poder sentem que precisam ser superiores e competentes. Quando eles não sentem que podem demonstrar isso legitimamente, eles demonstram isso rebaixando as pessoas com um corte ou dois", diz Nathanael Fast, psicólogo social da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, que liderou uma série de experimentos, a fim de explorar estas consequências.

Na primeira, Fast e sua colega Serena Chen, que é da Universidade da Califórnia, em Berkeley, pediu a 90 homens e mulheres que trabalhavam para preencher questionários on-line sobre as respectivas tendências agressivas e a percepção de competência. Os mais agressivos tendiam a ter dois empregos de alto poder, disseram os cientistas.


O fator desconforto

Para ver se um ego ferido pode realmente causar uma agressão, os pesquisadores manipularam a autoestima e o senso de poder das pessoas, pedindo-lhes para que escrevessem sobre ocasiões quando se sentiram poderosas ou impotentes e, em seguida, competentes ou incompetentes. Pesquisas anteriores sugeriram que algumas experiências dessa maneira causam impactos a curto prazo ou queda nos sentimentos de poder e capacidade, disse Fast.
Em seguida, Fast e Chen solicitaram aos voluntários para que selecionassem uma punição que seria dada a estudantes universitários por respostas erradas, em um teste hipotético de aprendizado. Voluntários escolheram entre sons de buzina que variavam ente 10 decibéis até ensurdecedores 130 decibéis.
Os voluntários que se sentiam mais incompetentes e poderosos aplicaram penalidades mais altas, de 71 decibéis, em média. Já os trabalhadores que se sentiam à altura de seus cargos selecionaram punições mais leves, entre 55 e 62 decibéis, assim como aqueles que se sentiam incompetentes e impotentes.
A bajulação parece ser um fator que tempera a agressividade de líderes inseguros. Quando Fast e Chen persuadiram os voluntários elogiando a sua capacidade de liderança, todas as suas tendências agressivas desapareciam. Isso é uma evidência de que líderes são agressivos por causa do ego ferido, não apenas por uma ameaça a seu poder, afirma Fast.
Isso também pode explicar por que os líderes de organizações grandes e pequenas se cercam de pessoas que obedecem sem questionar, observa ele.
Adulação cega, entretanto, não pode ser a melhor solução para os 54 milhões de cidadãos que tiveram experiência de assédio moral no trabalho, apenas nos Estados Unidos. Mas facilitando as novas posições de poder para líderes, ou dizendo-lhes que é natural que sintam medo, pode prevenir futuras explosões de raiva, diz Adam Galinsky, psicólogo social da Universidade e Escola de Administração Kellogg, em Illinois.

Consultoria em Violência de Gênero

Informe rápido, mas importante.

A ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, está selecionando consultor(a) para avaliação da resposta do sistema de segurança pública a casos de violência contra a mulher no Brasil, até 18/02.

Maiores informações no site www.unifem.org.br.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pra não Dizer que não Falei das Flores

Ela já está sendo chamada popularmente de "a maior orquídea do mundo", cientificamente é uma planta da espécie Grammatophyllum speciosum e encontra-se no Orquidário Nacional do Ibama, aqui em Brasília.

Vale a pena visitá-la, a admiração pela vida é um componente em geral raro em nosso dia-a-dia.

O orquidário se localiza
no Setor de Clubes Norte, trecho 2. Ao lado do Campus da UnB. Fica aberto das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

A foto que ilustra esta postagem é de Rubem de Oliveira Campos, e quem quiser ver um vídeo com a biológa Lou Menezes, chefe do orquidário e referência no estudo de orquídeas, segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=UrbHykKUfTM

Além de ter conseguido a façanha de transplantar essa jóia viva da Malásia para o Planalto Central, a biológa Lou Menezes a cruzou com outra, nativa do cerrado, chamada Cyrtopodium brandonianum, criando uma nova espécie.


São profissionais como ela, tão pouco conhecidos, que fazem o Brasil crescer de fato.

Visitas aos Palácios

Trabalhando aqui tive oportunidade de receber essa informação de cunho turístico, cultural e cívico relevante, mas que pouc@s sabem, sobre os dias e horários de visitação aos Palácios da Alvorada e do Planalto.
Se você quiser maiores informações, contate a Coordenação de Relações Públicas da Presidência da República por meio destes contatos:

Telefones: 3411- 2286 e 3411-2317
E-mail: corep@planalto.gov.br

Aproveitando (não tem nada a ver com a nota acima mas vou utilizar este post), segue link para o trailer oficial do filme X-Men: First Class (quantos termos em inglês numa frase!), que em breve será lançado (eu gosto dos primeiros filmes da série, que tratam de forma lúdica a questão da tolerância [quantos parêntesis num texto só!]):

http://www.youtube.com/watch?v=UrbHykKUfTM


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Minha Cidade

Num post anterior escrevi que não faria mais comentários sobre o cinquentenário... mas! Lembrei do meu poema que foi selecionado no concurso Poetas da Cidade: Brasília 50 Anos, do SESI-DF e Rede Globo Brasília, para compor uma antologia poética, Asas, Eixos e Versos, em homenagem à data, e acho interessante torná-lo mais público por meio do blog. Isso basta, né? O poema está na página 52. Lá vai:

Brasília, 50 Anos

Minha cidade é uma flor do cerrado,
Sempre Viva que brotou num abril,
Feita do sonho tolo e delicado
De florescer gente e um novo Brasil.

Brasília é um mistério de asfalto e cal,
Tão incerto é o seu destino concreto:
De um passado amargo, vil e desigual
Gerar um amanhã doce e liberto.

Só um coração ingênuo se doaria
Embaixo de luar, confusão e poeira,
Em troca de uma frágil alegria.

Sem calçada a pessoa anda ligeira,
Tem no peito uma flor de ipê bravia,
Nas mãos a chama da pátria inteira.

Minha cidade é mulher carente,
Dama ferida e menosprezada,
Tantas vezes dura com sua gente,
Outras vezes tratada como piada.

Quem é de Brasília pode entender
O prazer de ver um céu sujo e belo,
Feito de pôr-do-sol e amanhecer,
Entre prédios de esperança e flagelo.

E apesar disso, jamais há tardança
Em realizar sonhos e missões,
No capital monumento à esperança.

Pois Brasília é dama que a milhões,
Velhos e novos candangos, encanta,
Aquém aos insultos dos seus vilões.

Só acata o amor ardente e o ódio enfermo:
A alma brasiliense avilta o meio termo.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eu Caio de Bossa, Eu Sou Quem Eu Sou

Não consigo encontrar o autor da foto, alguém por favor de diga quem é!



Faz uma bela manhã hoje na Capital Federal, e por acaso ou não dessa vida, meu amigo Carlos lembrou de uma daquelas boas do poetinha! É sobre A Tonga da Mironga do Cabuletê, leia aí embaixo:


"Vinicius e Toquinho voltam da Itália onde haviam acabado de inaugurar a parceria com o disco 'A Arca de Noé', fruto de um velho livro que o poetinha fizera para seu filho Pedro, quando este ainda era menino. Encontram o Brasil em pleno “milagre econômico”, que milagre… a censura estava em alta, DOPS, ato 5, torturas… a Bossa Nova em baixa. Opositores ao regime pagando com a liberdade e com a vida o preço de seus ideais. O poeta Vinicius é visto como comunista pela cegueira militar e ultrapassado pela intelectualidade militante, que pejorativa e injustamente classifica sua música de easy music. No teatro Castro Alves, em Salvador, é apresentada ao Brasil a nova parceria. Vinicius está casado com a atriz baiana Gesse Gessy, uma das maiores paixões de sua vida que o aproximaria do candomblé, apresentando-o à Mãe Menininha do Gantois. Sentindo a angústia do companheiro, Gesse o diverte, ensinando-lhe xingamentos em Nagô, entre eles “tonga da mironga do cabuletê”, que significa “o pêlo do cu da mãe”. O mote anal e seu sentimento em relação aos homens de verde oliva inspiram o poeta. Com Toquinho, Vinicius compõe a canção para apresentá-la no Teatro Castro Alves. Era a oportunidade de xingar os militares sem que eles compreendessem a ofensa. E o poeta ainda se divertia com tudo isso: 'Te garanto que na Escola Superior de Guerra não tem um milico que saiba falar nagô'".
Fonte: José Castello. (1994). Vinicius de Moraes: o poeta da paixão: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras.

Ouça a música na deliciosa voz do saudoso Wilson Simonal: http://www.youtube.com/watch?v=5ztsdAuILZ8


...quero ver Irene dar sua risada... (outra de Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Lago Paranoá

Foto de Glauber Sousa.

O LAGO PARANOÁ

O Lago Paranoá é quente,
Água doce, calma e limpa,
Nela se refletem o Sol e a Lua,
Como a barriga da minha mãe.
Nasceu aqui como eu,
Seus pais eram de outras terras,
É a barriga da minha mãe.

Peço o gosto dessa brisa pouca,
Lá vem a chuva. No seu colo dormem
Muitos aguapés e três frágeis ilhotas,
Tilápias gordas, garças vistosas,
As necessárias carpas, o velho Cará
E o medo das capivaras e jacaretingas.
Comi gambá quando criança,
Coisa que não se faz.

Faz calor, muito, pouco vivo seu remanso,
Passo ao largo, olho,
Quero pular suas ondas ralas,
Mas Brasília é pressa e beleza fugidia,
Tanta gente que olha pra dentro
Com medo de tocar o sonho da vida...
O pardal conhece melhor que eu.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Brasília é uma Cidade Arisca

Encontrei essa imagem no blog Perfume & Moda (http://perfumemoda-bobpires.blogspot.com/2010/04/brasilia-50-anos.html), sem indicação da autoria. Quem souber, por favor me informe.












Um último comentário sobre os 50 Anos


Brasília é uma cidade arisca, e alguns brasilienses desenvolveram o mau hábito de desconfiar, desprivilegiar ou depreciar as pessoas que na Capital Federal formam idéias, em qualquer campo. Da política às artes, passando pela ciência, o que é produzido fora do Eixo e além do quadradinho parece mais valioso do que se faz nessa grande cidade formada pelo Plano Piloto e suas periferias. Qualquer iniciativa que valorize o papel cultural do brasiliense, nascido aqui ou que adotou Brasília, é um reforço digno para que a memória candanga não termine em sua fundação e continue fazendo uma História, uma tradição mais amena, gentil, quiçá! Nos 50 anos da Capital da Esperança, livros sobre a sua História ou seu dia-a-dia são presentes que aliviam a solidão e a impressão de falta de espaço, e suprem a carência de mais iniciativas que deveriam estar movimentando intensamente a cidade, reavivando-a, e se empenhando para projetá-la nacionalmente em sua importância simbólica, estratégica e estética.



Visual Atualizado


A foto à esquerda, que ilustrava o cabeçalho do meu blog há mais de um ano, já estava desatualizada, por isso a estou substituindo pela do meu novo visual, com cabelo em estilo chanel.

Grená

Foto de uma cena da peça A Inevitável História de Letícia Diniz.











GRENÁ


Poeira avermelhada nos carros,
Do vestido e do sangue
Secando a perda e a escolha.

Terra e céu se beijam mas dividem
A espera e a criação.
Criança imantada no fundo.

Então, como a cor intensa é nula,
Somente os cegos escutam seus comandos,
E a vida prossegue ou aflora.

Sim, certa é indecisão das horas,
O erro das partidas e o canto
Silenciado, mas as cigarras escavam!

O subsolo respira porque lhe abrem.
Alguém, nalgum lugar qualquer encara
O insubstituível desafio de viver.

E talvez ter um sonho grená.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Inspiração

Brasília vista da Estação Espacial Internacional (foto do astronauta Paolo Nespoli).


INSPIRAÇÃO

O seu sorriso não muda.

Sempre sincero, simples, espontâneo.

Você está na memória e no presente:

Você me lembra o gramado verde

Em frente à Biblioteca,

Tão bom!

Hoje seus cabelos são orvalho

Nos meus olhos

Coração puro o seu

Odor de bondade

Prata,

Tantos desejos.

O que haverá nesse segredo seu?

Só vida, só querer bem.

Você me escreve ao longe:

"O novo mundo se faz,

Há formas diversas de apreciar a vida,

Só é digna quem é fiel às suas idéias,

O impossível entra em todas as portas"!

Você que me conhece de

Tão perto e tão distante,

Inspiração,

É a coisa mais maluca que eu gosto de sentir!