terça-feira, 8 de maio de 2012

Desdobramentos de Gênero e Orientação Sexual

De 1 a 3 de agosto será realizado o VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH - Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, cujo tema é "Memórias, rumos e perspectivas dos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero". O evento será realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador/BA.
.
Na oportunidade, coordenarei e palestrarei na mesa redonda "Desdobramentos de Gênero e Orientação Sexual", com a participação dos colegas prof. dr. Aldry Sandro Ribeiro e dra. Amanda Zauli-Fellows, em data e local a ser definido.
Resumo da mesa:
O entendimento sobre os conceitos de gênero e de orientação sexual tem passado por mudanças: cada vez menos dependente de orientações de cunho puramente biológico, enriquecem-se e são mais capazes de compreender, a partir de pontos de vista que atendem à integralidade biopsicossocial dos seres humanos, a complexidade das dimensões e aspectos que abrangem o ser homem ou mulher (ou nenhum dos dois), o ser bissexual, heterossexual, homossexual ou assexual. A presente mesa coordenada visa apresentar os desdobramentos do gênero e da orientação sexual, na realidade social e política, a partir do olhar da Psicologia Social, ciência que visa compreender as pessoas no seu contexto. Reconhecendo a diversidade identitária do grupo político composto por Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, os autores abordarão diferentes aspectos de sua inclusão na contemporaneidade brasileira, pautados por três temas: (1) a luta pelo reconhecimento da identidade de gênero de pessoas transgênero, (2) a construção de novas masculinidades e (3) a consolidação das famílias homoafetivas (com enfoque na homoparentalidade feminina), questões essas pautadas por eixos estruturantes, como o do impedimento ao direito à identidade pessoal, do heterossexismo e do machismo, e que são investigadas a partir de análises documentais, estudo de representações sociais e das novas configurações familiares.
Na minha fala abordarei o tema "Identidade de Gênero e políticas de afirmação identitária", o prof. Sandro tratará da "Construção do masculino na contemporaneidade: heterossexismo como eixo estruturante das representações sociais", e a dra. Amanda abordará a "Homoparentalidade feminina - um estudo sobre famílias homoafetivas no Brasil".
.
_@_

Nenhum comentário:

Postar um comentário