quarta-feira, 29 de agosto de 2012

44 Anos da Barra 68

Foto: CEDOC/UnB Agência.
.
44 anos hoje, da invasão da Universidade de Brasília - UnB por tropas, durante a ditadura militar que se iniciou em 1964. Não foi a primeira invasão, nem a que mais desestruturou a UnB, mas foi a mais violenta.
A primeira invasão ocorreu em 9 de abril de 1964, imediatamente após o golpe de Estado que depôs o presidente Jango.
A segunda foi em 8 de setembro de 1965, como resposta a uma greve docente relâmpago, em protesto contra a demissão de dois professores. Em decorrência dessa invasão, mais de 73% dos professores da UnB pediram exoneração, evento crítico que abalou a instituição profundamente, relatado por Roberto Salmeron no livro A Universidade Interrompida: Brasília 1964-1965, e cujas consequências são sentidas até hoje.
Em 29 de agosto de 1968 as tropas invadiram a UnB pela terceira vez, para prender alunos que protestavam contra o assassinato do estudante Edson Luis de Lima Souto, no Rio de Janeiro.
Saldo: decretou-se a prisão de sete alunos, entre eles Honestino Guimarães, que posteriormente foi desligado da Universidade. 60 foram presos e o estudante Waldemar Alves levou um tiro na cabeça, vindo a morrer em um hospital.
O episódio é narrado no documentário Barra 68 - Sem Perder a Ternura, de Vladimir Carvalho, ao qual se faz referência na chamada desta postagem.
A última invasão aconteceu em 6 de junho de 1977.
.
__________

2 comentários:

  1. Olá sou filha de Waldemar Alves da Silva Filho. Sua informação não procede! Meu pai não morreu em um hospital, caso contrário nem eu existiria. Vive humildemente no Cruzeiro Novo. Grata

    ResponderExcluir