segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lamento pela Morte de Niemi

Niemi Hyyrynen era uma jovem de 26 anos, que acabou de morrer por causa de um câncer no colo do intestino, identificado há poucos meses.
Niemi fazia parte do grupo das Blogueiras Femininas - BF, que desenvolve uma micropolítica de discussões virtuais sobre gênero e sexualidades, com vistas a intervenções no cotidiano. Sou uma recém-chegada nele.
A morte de Niemi foi divulgada virtualmente. Soube da morte de Niemi por meio da lista das BF, e uma mensagem de despedida, de sua autoria, foi postada postumamente no blog dela, Bordados Feminista, por uma amiga a quem ela confiou suas senhas, para tanto:
.
SÁBADO, 11 DE AGOSTO DE 2012
Adeus e Obrigada pelos peixes
Se você está lendo este texto agora é por que eu não estou mais entre vocês para lhe darem um abraço e dizer “Sinto muito, dei o meu melhor”.
Lutei contra a minha própira pessoa durante os últimos meses, buscando em cada pergunta muito mais força do que respostas para que eu conseguisse continuar a trilhar por este caminho que todos nós chamamos de vida.
Embora eu esteja partindo tão jovem, posso dizer sem sombra de dúvidas que fui uma grande viajante, conheci muitas pessoas maravilhosas, de bom coração e que me ensinaram muitos valores, dos quais nunca deixei de defender.
Certamente tenho um carinho especial pela minha família, e depois aos meus amigos (todos nutri um sentimento real, mesmo alguns tendo conhecido apenas virtualmente), não citarei nomes para não ser injusta com tod@s vocês que me deram tanto apoio e atenção, que tiveram paciência comigo quando eu não estava muito bem, tenham a certeza de que o afeto que me doaram foi um forte alento e diminuiram a minha dor.
Peço que não chorem. A vida é festa, prefiro que não pensem que estou longe, ausente, prefiro que imaginem que tirei umas férias por tempo indeterminado para ir pescar.
Como nunca fui muito boa nisso e como bons amigos que são, já providenciaram um balde cheio de peixes para mim.
PS: Este texto foi escrito em meus últimos dias, a publicação foi feita após a minha partida por alguém que confiei as senhas de internet e todos os outros tramites legais.
.
A internet eterniza as imagens, preserva as mensagens, aproxima e afasta pessoas que, na maior parte das vezes, jamais se conheceriam ou se conhecerão no mundo físico. É um horizonte aberto no mundo contemporâneo, que traz possibilidades mas também pode causar angústia, por se tornar um epitáfio.
Abaixo, selecionei uma mensagem escrita por Niemi em sua primeira postagem no seu blog:
"Tão logo renovei meus ânimos e sai pelas ruas coberta com essa nova colcha que se transformou em uma bandeira linda como ela só pode ser, porque essa bandeira defende todas as cores, essa bandeira tinha o nome bordado em linha nobre e difícil de se romper, uma linha que une todas as mulheres que buscam a igualdade, ela se chama Feminismo, eu me sentia orgulhosa por ser mais uma das tantas porta-bandeiras de uma causa tão justa, causa que me envolveu tão gentilmente", Niemi Hyyrynen, 30 se outubro de 2011.
.
Como a vida é frágil, uma colcha de retalhos, como diria Niemi, que costuramos no embate entre o desejo de falar, ou gritar, sobre o que acreditamos e a impotência ante ao silêncio da morte. De certo modo, Niemi venceu a morte, pois apesar de ter perdido a vida, conseguiu deixar sua mensagem, manter escrita na rede a sua crença nas mulheres, no feminismo, na igualdade, em si. Nisso a morte perdeu, não conseguiu apagar a mensagem de Niemi, a sua colcha pequena mas fascinante.
Enfim, muito triste! Meus pêsames para a família, as pessoas que amavam a Niemi e todas aquelas que a amarão doravante.
Não tenho mais nada a dizer, além de lamentar profundamente.
.
*________@_______*

Nenhum comentário:

Postar um comentário