sexta-feira, 30 de março de 2012

ORIENTAÇÕES SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO

Prezadas(os),
Informo, com orgulho, que se encontra em fase de editoração o e-book ORIENTAÇÕES SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO: Conceitos e Termos, de minha autoria, com a revisão técnica de conteúdo dos professores doutores Berenice Bento (UFRN), Luiz Mott (UFBA) e Paula Sandrine (UFRGS).
Ele é um guia técnico, para formadores de opinião, sobre pessoas transexuais, travestis e demais membros da população transgênero. Os leitores poderão acessar e baixar o conteúdo sem quaisquer custos.
A proposta da obra é compartilhar conhecimento qualificado, por meio de uma linguagem acessível, a fim de estimular o uso de termos e tratamentos inclusivos.
Além de explicações sobre o cotidiano e as demandas da população transgênero, consta um glossário e orientações para aprofundamento, com indicação de links, filmes e leituras. Conheça o sumário:
.Bem-vindo(a)! Qual é o seu gênero?
.Transgeneralidades
...Pessoas transexuais
...As travestis
...Crossdressers
...Drag queen/king, transformista
...A coragem de ser quem se é
.Símbolos
.Datas estratégicas
.Termos inclusivos
...Glossário de termos inclusivos em gênero e orientação sexual
.Mensagem final
.Outras referências
...Links
...Filmes
...Leituras
.A autora
...Os revisores
Divulgarei a data de lançamento do guia assim que possível.
Este trabalho não pretende esgotar discussões sobre identidade de gênero, mas, isso sim, proporcionar subsídios para uma compreensão da questão que possa resultar no uso de uma linguagem mais inclusiva e na produção de novos materiais, para um público mais amplo.
AGUARDEM!
*_____________________*_____________________*

segunda-feira, 26 de março de 2012

2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

A 2ª MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA - COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DO BEM COMUM ocorrerá de 20 a 22 de setembro no Anhembi, em São Paulo.
Estudantes de Psicologia e psicólog@s interessad@s em mostrar o que fazem podem inscrever pôsteres e vídeos, gratuitamente, até o dia 30 de março, em http://mostra.cfp.org.br.
***

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vitória! Arquivada ADI contra Cotas

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
.
Repasso uma excelente notícia, postada no Portal Geledés! Ainda há juízes em Brasília.
.
"Foi publicada no dia, 21.03.2012, pelo Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, decisão de arquivamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 3197 contra a Lei de Cotas na UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estabelecida pela lei estadual 4.151, de 2003, uma das primeiras no Brasil a estabelecer cotas para negros nas universidades no Brasil.
A ação foi ajuizada pela CONFENEN Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a partir do Sindicato de Escolas Privadas do Rio de Janeiro, e nunca teve a liminar deferida, o que considero o exemplo de sabedoria do STF, que permitiu a evolução da experiência da ação afirmativa para negros no país, sem qualquer interrupção de ordem judicial que paralisasse a experiência que hoje floresce exitosamente em mais 150 instituições de ensino no país.
Agradeço as entidades do Movimento Negro abaixo elencadas, que me permitiram estar presente no feito como seu advogado, e meu escritório, como representantes do maior "amicus curiae" ( amigo da corte ) da Historia do Brasil, na defesa das ações afirmativas para negros e negras, que aliás, hoje, já estão formados.
São estas as entidades que representamos e que nos confiaram a defesa de seus interessses no Supremo, como seu advogado: INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFROBRASILEIROS - IPEAFRO; SOCIEDADE AFROBRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO SOCIO CULTURAL - AFROBRAS ; GELEDES - INSTITUTO DA MULHER NEGRA ; FALA PRETA! ORGANIZACAO DE MULHERES NEGRAS; CONGRESSO NACIONAL AFRO-BRASILEIRO - CNAB CENTRO BRASILEIRO DE INFORMACAO E DOCUMENTACAO DO ARTISTA NEGRO - CIDAN; CRIOLA ; CENTRO DE ARTICULACAO DE POPULACOES MARGINALIZADAS - CEAP; INSTITUTO SINDICAL INTERAMERICANO PELA IGUALDADE RACIAL - INSPIR; NUCLEO DE ESTUDOS NEGROS; COMUNIDADE BAHA-IS DO BRASIL; IROHIN ; CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO CUFA; ASSOCIACAO CARNAVALESCA BLOCO AFRO OLODUM ADV.(A/S) :HUMBERTO ADAMI SANTOS JUNIOR AM. CURIAE. : INSTITUTO DE ADVOCACIA RACIAL E AMBIENTAL IARA ADV.(A/S) :SHIRLEY RODRIGUES RAMOS.
Finalmente, ofereço esta vitória a todos que durante anos vaticinaram a importação do ódio racial americano; a divisão do país em raças; o caos nos campus e todas as teorias que não se confirmaram. Vencemos! Fizemos História.
Humberto Adami
Advogado
"
.
\O/
/ \

quinta-feira, 15 de março de 2012

Desenvolvimento Afetivo-Atitudinal em Diversidade

Abaixo repasso informações do curso presencial Desenvolvimento Afetivo-Atitudinal em Diversidade, que ministrarei no âmbito da Coordenadoria de Capacitação - PROCAP da Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação - DCADE da Universidade de Brasília - UnB, de 03/04 a 03/07, abordando os seguintes temas:
1) A dimensão humana no mundo contemporâneo;
2) Diversidade e cidadania: questões atuais e urgentes;
3) Multiprofissionalidade e interdisciplinaridade no serviço público;
4) Dimensões da diversidade;
5) Raça/Etnia;
6) Idade;
7) Habilidade física;
8) Gênero;
9) Orientação Sexual;
10) Empatia, reconhecimento e valorização; e
11) Gestão da diversidade.
O curso é gratuito e tem como objetivo geral desenvolver habilidades interpessoais relacionadas à valorização da diversidade humana, no seu contexto social e profissional, com o apoio de diferentes especialistas e ativistas integrantes do Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais - PPNE/UnB, do Grupo de Trabalho Contra Homofobia da UnB e outras entidades.
Encontros às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h.
Carga total de 50 horas/aulas, divididas em dois módulos.
As inscrições no Módulo I poderão ser feitas pelos servidores técnico-administrativos e docentes, de 15/03 a 22/03, no sítio http://www.dgp.unb.br/cursos-presenciais/lista-de-cursos.
Prestadores do SICAP poderão se inscrever no Módulo I de 23/03 a 29/03, entregando pessoalmente na PROCAP, o formulário de inscrição para os cursos do PROCAP (Prestadores do SICAP), disponível em http://www.dgp.unb.br/formularios, preenchido e com autorização da chefia imediata.
Os alunos devidamente matriculados no Módulo I e com frequência mínima de 75% serão certificados ao nível de valorização - 26 horas/aula.
Posteriormente, haverá chamada de inscrições para o Módulo II. A carga horária dos dois módulos poderá ser somada.
Maiores informações pelo telefone 3107-0349.
***

quarta-feira, 14 de março de 2012

Lançamento do Livro Dominação e Resistência no Contexto Trabalho-Saúde

‎"o espírito de resistência é, na sua perspectiva de aprofundada compreensão da natureza humana, potencialmente criador de uma esperança revivificante que mobilize e galvanize os indivíduos e as sociedades" (Stéphane Hessel, 2011).
***

terça-feira, 13 de março de 2012

Pode Me Chamar de Nadí / Just Call Me Nadi

Filme de curta-metragem sobre uma menina que, num determinado dia, supera o racismo. Baseado em fatos reais.
Assista aqui.
Escrito e dirigido por Déo Cardoso; Produção de Tamylka Viana. Estrelando Nadiézia Apolinário (Nadí), Laila Pires (Laila) e Rodger Rogério (Tapioqueiro).
A coming of age short narrative film about a Brazilian girl who in a particular day overcomes racism. Based on a true story.
Written and directed by Déo Cardoso; Produced by Tamylka Viana. Starring Nadi Apolinário (as herself), Laila Pires (as herself) and Rodger Rogerio (as the Tapioca Vendor).
Watch here (in portuguese).
\º/ /º\ \º/

segunda-feira, 12 de março de 2012

As Cores das Flores / Los Colores de Las Flores

.
ONCE é uma instituição espanhola que trabalha pela inclusão de crianças com quaisquer deficiências físicas nas escolas regulares.
As organizações de forma geral, em especial as escolas, esquecem que não somos apenas seres pensantes, mas também temos sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) e afetos (emoções e sentimentos), o que limita o alcance das práticas educacionais.
O vídeo que repasso abaixo mostra como a valorização da diversidade no ambiente escolar pode estimular a criatividade de todos, não apenas de quem tem de enfrentar maiores desafios ambientais que outros.
*** AS CORES DAS FLORES - LOS COLORES DE LAS FLORES ***
.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> @ <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

sábado, 10 de março de 2012

Imagens da Oficina Atração e Repulsa

Atividade que ministrei ontem, em 9 de março de 2012, na Sala Papirus da Faculdade de Educação, como parte da programação de boas vindas aos calouros da UnB.
.
.
.
.
.
.
***

sexta-feira, 9 de março de 2012

Artigo Aceito para Publicação: Quem Liberta Quem?

Meu artigo Quem Liberta Quem? Percepções de Libertadores de Escravos no Brasil Contemporâneo, foi ACEITO PARA PUBLICAÇÃO na Revista Psicologia Argumento, da PUC-PR!
UHUUU!
__*_*_*__

Atração e Repulsa: Convivendo com as Diferenças

http://www.boasvindasunb.com.br/programacao/atracao-e-repulsa-convivendo-com-as-diferencas-2
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 8 de março de 2012

Aceite na Rede de Antropologia Dos e Desde os Corpos

Sou a mais nova integrante da REDE DE ANTROPOLOGIA DOS E DESDE OS CORPOS, cujo objetivo é promover o intercâmbio entre antropólog@s, e investigadores/as de disciplinas afins, interessad@s em analisar o papel das corporalidades e do movimento em diferentes âmbitos da vida social.
Também foi referenciada no site da Rede bibliografia de minha autoria.
********************************

Sempre Viva. Minha História, Minha Vida

MUITO Obrigada a todas e a todos amigos que ontem lembraram do meu niver! Foi emocionante do despertar até voltar a dormir! Beijos no meu amado por tanto carinho, nas(os) colegas de trabalho, nas(os) alunos(as) lindos e sua festa surpresa maravilhosa!
Hoje, no Dia Internacional da Mulher, será lançado às 18 horas, na livraria Cultura do Casapark a briografia "Sempre Viva. Minha história, minha vida", sobre a trajetória da senhora Juliana Carvalho de Albuquerque, 98 anos, avó da Elis, nossa colega de trabalho aqui na Coordenação de Capacitação - PROCAP da Universidade de Brasília - UnB.
Uma mulher simples, mas de grande sabedoria, que enfrentou com fé e determinação as adversidades da vida.
Saiba mais clicando aqui!
E parabéns a todas nós que lutamos para sermos quem somos, e para sermos reconhecidas!
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

quarta-feira, 7 de março de 2012

Trabalho Escravo: Representações Sociais dos Libertadores

Condições de trabalho de carvoeiros escravizados (foto: Ministério do Trabalho e Emprego).
.
Minha dissertação de mestrado, sobre representações sociais de libertadores de escravos no Brasil contemporâneo, que defendi em 2005 no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, encontra-se publicada online, aqui.
Ela também pode ser lida abaixo:
. Para quem prefere a leitura tradicional, estou disponibilizando a dissertação também em formato PDF (clique aqui).
.
@***_____________________*_____________________***@

segunda-feira, 5 de março de 2012

Gestão Com Pessoas - Edição 2012

.
Dando continuidade ao Projeto GESTÃO COM PESSOAS, que em sua primeira edição, em 2011, atraiu mais de 250 participantes, o Decanato de Gestão de Pessoas – DGP, por meio da Coordenadoria de Capacitação – PROCAP, lançará, no dia 23 de março, a segunda edição desse ciclo de palestras sobre Gestão de Pessoas e Comportamento Humano e Organizacional na Administração Pública.
Objetivos: Propiciar espaços reflexivos sobre a Gestão de Pessoas na Administração Pública, com o intuito de apoiar servidores que desenvolvem ou pretendem desenvolver atividades de gestão na transferência de conhecimentos e soluções técnico-científicas para seus ambientes de trabalho; estimular a crítica acerca do que se produz na academia e sobre o que se pratica nas organizações.
Resultados esperados: contribuir teoricamente para a reflexão sobre a resolução de problemas vivenciados nos ambientes de trabalho; desenvolver o potencial gerencial dos servidores; atualizar gestores e demais servidores públicos; melhorar a qualidade dos serviços prestados ao público interno; fortalecer a interlocução entre academia e sociedade. Público-alvo direto: servidores públicos da Administração Pública Federal (APF).
Público-alvo indireto: servidores públicos do Governo do Distrito Federal e comunidade em geral.
Número de vagas: 150 (cento e cinqüenta)
Local: Anfiteatro 3, ICC Ala Sul (Minhocão)
Horário: das 11h às 13h
Programação completa:
23/03 . Motivação no Serviço Público - Prof. Marcus Vinícius Soares Siqueira,Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA
13/04 . Experiência de Implementação do Decanato de Gestão de Pessoas na UnB - Decana Gilca Starling, Decanato de Gestão de Pessoas – DGP
04/05 . Violência nas Organizações - Prof. Leandro Queiroz Soares, Fundação Habitacional do Exército – APE POUPEX
01/06 . Prevenção e Intervenção no Uso de Drogas - Diretora Carla Dalbosco, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD
06/07 . Auditoria - Auditor José Avelar dos Santos, Universidade de Brasília – UnB
.
Inscrições prévias devem ser efetuadas, impreterivelmente, pelo link da Coordenadoria de Capacitação – PROCAP (clique aqui para acessar), de 06/03 a 21/03.
Certificação: para os participantes com no mínimo 75% de frequência (máximo de uma falta).
Contatos
Site do DGP (www.dgp.unb.br)
Telefone: (61) 3107-0439
Expediente
Decana de Gestão de Pessoas
Gilca Ribeiro Starling Diniz
Diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Educação
Josivania Silva Farias
Coordenadora de Capacitação
Stela Martins Teles
Gestão Com Pessoas – Responsável técnica
Jaqueline Gomes de Jesus
Estagiários Técnicos
Elisângela Chaves de Albuquerque
Quebá Carimo Cairabá Sanhá
Estagiário
Luiz Henrique Lopes da Cruz
* * * * * * *

sexta-feira, 2 de março de 2012

GT de Combate à Homofobia nas Boas Vindas aos Calouros

ATIVIDADES DO GT DE COMBATE À HOMOFOBIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB (Gabinete do Reitor / Decanato de Assuntos Comunitários) NA PROGRAMAÇÃO DE BOAS VINDAS AOS CALOUROS 2012
.
Atração e Repulsa: Convivendo com as diferenças
Atividade orientada e interativa, de cunho teórico-prático, com uma hora e meia de duração, sobre características básicas da atração e da repulsa interpessoal, contextualizadas em uma comunidade onde pessoas vivenciam diferentes dimensões da diversidade que se relacionam.
Responsável: Dra. Jaqueline Gomes de Jesus
Data: 09 de março de 2012
Hora: das 16h30 às 18h
Local: Sala Papirus, Prédio FE 01, Faculdade de Educação/UnB (Campus Darcy Ribeiro)
Número de vagas: 15 (quinze)
.
Bullying Homofóbico: O que é e como combatê-lo
Mesa Redonda com especialistas para discussão sobre o combate à homofobia no ambiente acadêmico:
Prof. José Zuchiwschi / Faculdade de Educação (Coordenador do GT de Combate à Homofobia)
Dra. Jaqueline Gomes de Jesus (Representante do Decanato de Gestão de Pessoas no GT de Combate à Homofobia)
Sr. André Maia (Representante do Diretório Central dos Estudantes)
Sra. Melissa Navarro (Representante da ONG Coturno de Vênus)
Responsável: Prof. José Zuchiwschi
Data: 09 de março de 2012
Hora: das 18h às 19:30
Local: Sala Papirus, Prédio FE 01, Faculdade de Educação/UnB (Campus Darcy Ribeiro)
Número de vagas: 100 (cem)
********************

Psicologia e Religiosidade

Nota Pública do CFP de esclarecimento à sociedade e às(o) psicólogas(o) sobre Psicologia e religiosidade no exercício profissional
Em resposta ao debate travado na mídia e nas redes sociais acerca da relação entre religiosidade e exercício profissional da(o) psicóloga(o), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) esclarece o que segue. Não existe oposição entre Psicologia e religiosidade, pelo contrário, a Psicologia é uma ciência que reconhece que a religiosidade e a fé estão presentes na cultura e participam na constituição da dimensão subjetiva de cada um de nós. A relação dos indivíduos com o “sagrado” pode ser analisada pela(o) psicóloga(o), nunca imposto por ela(e) às pessoas com os quais trabalha.
Assim, afirmamos o respeito às diferenças e às liberdades de expressão de todas as formas de religiosidade conforme garantidas na Constituição de 1988 e, justamente no intuito de valorizar a democracia e promover os direitos dos cidadãos à livre expressão da sua religiosidade, é que o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o) orienta que os serviços de Psicologia devem ser realizados com base em técnicas fundamentados na ciência psicológica e não em preceitos religiosos ou quaisquer outros alheios a esta profissão:
Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:
c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
Se as(o) psicólogas(o) exercerem a profissão declarando suas crenças religiosas e as impondo ao seu público estarão desrespeitando e ferindo o direito constitucional de liberdade de consciência e de crença.
O Código de Ética Profissional das(o) Psicólogas(o) cita nos dois primeiros princípios fundamentais a necessidade de respeito à liberdade e a eliminação de quaisquer formas de discriminação, e no artigo 2º veda à(o) psicóloga(o) a indução não só de convicções religiosas, mas também de convicções filosóficas, morais, ideológicas e de orientação sexual, compreendendo a delicadeza e complexidade que o tema merece:
Princípios Fundamentais
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Art. 2º – À(o) psicóloga(o) é vedado:
b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;
Esse Código de Ética em vigor foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. O processo ocorreu ao longo de três anos, em todo o país, com a participação direta das(o) psicólogas(o) e aberto à sociedade. Seu objetivo primordial é garantir que haja um mecanismo de proteção à sociedade e à profissão, no intuito de garantir o respeito às diferenças, aos direitos humanos e a afirmação dos princípios democráticos e constitucionais de um Estado laico.
A profissão de psicóloga(o) foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 4.119/1962 e a Lei nº 5.766/1971 criou a autarquia dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, destinados a orientar, a disciplinar e a fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe. Entre as atribuições estabelecidas por essa lei ao Conselho Federal de Psicologia estão a de elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo e funcionar como tribunal superior de ética profissional, portanto atuar como instância de recurso aos processos julgados nos Conselhos Regionais.
Cumprindo seu papel previsto na Lei 5.766/1971 de zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, os Conselhos Regionais de Psicologia recebem e apuram as denúncias que chegam sobre o exercício profissional de psicólogas (os). Do julgamento do plenário do Conselho Regional, cabe recurso ao plenário do Conselho Federal de Psicologia.
Qualquer cidadão pode oferecer denúncia contra o exercício profissional do(a) psicólogo(a), visto ser seu direitos constitucional. Assim, as ações de orientação e fiscalização promovidas pelos conselhos profissionais no âmbito Regional são legítimas e não podem ser tomadas como perseguições ou cassações a qualquer direito. Todos os profissionais que exercem suas funções reconhecidas pelo Estado Democrático de Direito estão submetidos às legislações e Códigos de Ética dos seus respectivos Conselhos e, portanto, têm o dever de pautar sua atuação profissional nas legislações que disciplinam o exercício de sua profissão.
A Psicologia como ciência e profissão pertence à sociedade tendo teorias, técnicas e metodologias pesquisadas, reconhecidas e validadas por instâncias oficiais do campo da pesquisa e da regulação pública que validam o conjunto de formulações do interesse da sociedade. Os princípios e conceitos que sustentam as práticas religiosas são de ordem pessoal e da esfera privada, e não estão regulamentadas como atribuições da Psicologia como ciência e profissão.
Finalizamos esse posicionamento declarando que o CFP iniciará uma série de atividades de debate sobre a relação entre Psicologia e religiosidade, com vistas a contribuir com o debate público da categoria e da sociedade frente a esse tema, objetivando explicitar que não somos contrários a que os profissionais tenham suas crenças religiosas e sim que devemos zelar para que estes não utilizem suas crenças, de qualquer ordem, como ferramenta de atuação profissional.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia
+o+o+o+o+o+o+o+

quinta-feira, 1 de março de 2012

Correios: Inscrição de Projetos Culturais

Museu Nacional dos Correios, em Brasília
.
Até o dia 13/03/2012 (terça-feira) é possível submeter projetos voltados às Unidades Culturais dos Correios. Em Brasília, o Museu Nacional dos Correios, localizado no Setor Comercial Sul, abriu espaço para iniciativas dos segmentos das Artes Integradas, Artes Visuais, Audiovisual, Humanidades e Música.
As(Os) interessadas(os) devem encaminhar suas propostas para o e-mail ddirdex@unb.br, da Diretoria de Desenvolvimento e Integração Regional do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, seguindo o Modelo de Projeto Cultural apresentado na página dos Correios, inclusive com o preenchimento das Planilhas de Custos (clique aqui para acessar).
Conforme orientado pela referida Diretoria, uma comissão indicada pela Casa de Cultura da América Latina irá analisar as propostas enviadas e solicitar alterações, caso seja necessário.
___ * ___ * ___ * ___