sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como Pensar o Gênero Aquém do Sexo?

*
COMO PENSAR O GÊNERO AQUÉM DO SEXO? Desafios para a Superação do Paradigma Dimorfista
Grupo de Trabalho do Seminário Internacional Desfazendo Gênero: subjetividade, cidadania e transfeminismo (14 a 16 de agosto de 2013, em Natal/RN, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte), maiores informações em http://www.nucleotiresias.ufrn.br.
Coordenadores: Jaqueline Gomes de Jesus (Universidade de Brasília - UnB) e Marcos de Jesus Oliveira (Instituto de Pesquisa e Educação em Direitos Humanos - IPEDH).
.
Ementa:
O conceito de "gênero", multifuncional e transdisciplinar, ainda tem sido utilizado com tibieza nos Estudos de Gênero brasileiros, geralmente sendo tratado como sinônimo de sexo (biológico), e aplicado a estudos que se restringem à tese clássica da diferenciação sexual. Desse modo, têm sido produzidos saberes sobre gênero aquém de suas possibilidades, restritos ao paradigma do binarismo ou dimorfismo sexual, desconsiderando a performatividade e possibilidades do conceito de gênero. Concomitantemente, aumenta o impacto de teorias feministas, no ambiente acadêmico e nos movimentos sociais, que criticam os modelos tradicionais epistemológicos, ontológicos e de investigação sobre gênero. O Grupo de Trabalho "COMO PENSAR O GÊNERO AQUÉM DO SEXO? Desafios para a Superação do Paradigma Dimorfista" tem como objetivo abrir espaço para novas visões sobre gênero, oriundas de diferentes campos do conhecimento, dissidentes a noções superficiais acerca dos processos identitários, sociais e culturais estruturantes de identidades sexuais/de gênero.
Justificativa:
Embora a noção de gênero tenha sido, tradicionalmente, tratada a partir de arcabouços teórico-conceituais nos quais se pressupunha o sexo como anterior à cultura, há, na contemporaneidade, uma série de pensadores dos mais diversos campos disciplinares e epistemológicos engajados em desafiar tal concepção. A tendência pode ser apontada como um indicativo de que está se processando uma transformação significativa no âmbito das humanidades e das ciências em geral. As dualidades que compõem o quadro constitutivo do pensamento moderno (natureza versus cultura, sexo versus gênero, sujeito versus objeto etc.) são revisitadas com o intuito de refletir, em nível meta-teórico, sobre outras formas de viver e vivenciar o gênero, o corpo e a sexualidade. O grupo de trabalho “Como pensar o gênero aquém do sexo: desafios para a superação do paradigma dimorfista” se alinha, portanto, ao esforço intelectual e político das últimas décadas no sentido de inventar e de explorar experimentos político-conceituais em cujo interior esteja o interesse em expandir o campo das possibilidades das vidas gendradas.
.
Período para inscrição de resumos para os GTs do Desfazendo Gênero: 22 de maio a 30 de junho (orientações pelo link http://nucleotiresias.ufrn.br/sidg/index.php/sidg2013/sidg2013).
~*~

2 comentários:

  1. Grupos de trabalhos aprovados - Seminário Internacional Desfazendo Gênero: http://nucleotiresias.ufrn.br/documento.php?id=103196500

    ResponderExcluir