sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mulheres Negras na Primeira Pessoa

MULHERES NEGRAS NA PRIMEIRA PESSOA
Organizado por Jurema Werneck, Nilza Iraci e Simone Cruz.
Publicado pela Redes Editora, uma realização da AMNB – Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, com apoio da Fundação Ford.
Leia um trecho:
"Este livro poderia ser uma compilação de más notícias. Afinal, ser mulher, negra, indígena, lésbica, pobre, migrante, é viver de diferentes modos as assimetrias de gênero e raça que caracterizam a sociedade organizada sob as regras do racismo patriarcal. Em sociedades deste tipo, exatamente como a nossa, mulheres negras, em especial, são expostas a situações de grave subordinação e discriminação, que se traduzem em pobreza, violências e vulnerabilidades, sendo empurradas para as camadas inferiores, na base da pirâmide social. (...) ...somos nós, mulheres negras, as principais responsáveis pela subsistência das famílias e comunidades onde vivemos, e pelo cuidado daqueles que necessitam e são desamparados pelas políticas públicas. Isto, apesar das altas taxas de desemprego, precarização e superexploração vividas em nossa inserção no mercado de trabalho. Desse modo, arcamos com os custos mais altos das injustiças sociais brasileiras. (...) Este livro apresenta mulheres reais. Esperamos que você, seja quem for, aprecie a leitura. As organizadoras".
Clique na imagem abaixo para ler a saudação à obra da filósofa, feminista negra, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli Carneiro:
O texto está disponível em versão digital. Acesse http://www.amnb.org.br/admin/biblioteca/Mulheres%20Negras%20na%20primeira%20Pessoa%20site.pdf.
~0~

Nenhum comentário:

Postar um comentário