quinta-feira, 11 de julho de 2013

Crianças Trans: Memórias e Desafios Teóricos

CRIANÇAS TRANS: MEMÓRIAS E DESAFIOS TEÓRICOS
Jaqueline Gomes de Jesus
Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - UnB
RESUMO
A literatura indica que um número significativo de adultos transgênero (homens e mulheres transexuais, travestis e crossdressers) se lembra de vivências de gênero divergentes das socialmente estabelecidas para os seus sexos biológicos, desde a infância (Kennedy & Hellen, 2010; Kennedy, 2010). Essas lembranças geralmente são acompanhadas de relatos de preconceito, discriminação e negação quanto à própria identidade de gênero. O presente trabalho objetiva compreender as implicações psicossociais, em jovens e adultos, da forma como crianças compreendem e reagem a situações de reconhecimento e de conflito com o gênero com o qual se identificam, a partir da análise de breves narrativas de 10 (dez) pessoas trans acerca de memórias de suas infâncias, sob o aspecto da vivência de gênero.
Palavras-chave: Narrativa; Memória; Identidade; Transgeneridade; Infância.
Artigo completo disponível para leitura em http://www.uneb.br/enlacandosexualidades/files/2013/06/Crian%C3%A7as-trans-mem%C3%B3rias-e-desafios-te%C3%B3ricos.pdf

Um comentário:

  1. Oi Jaqueline, tudo bem ?
    Meu nome é Danielle, estou concluindo um curso em psicopedagogia e meu tema é sobre crianças transexuais nas escolas.
    Lí seu artigo, achei ótimo e fiquei muito interessada em saber se você tem (e pode disponibilizar) algum material sobre meu tema.
    Um abraço e desde já agradeço,

    ResponderExcluir