domingo, 27 de outubro de 2013

O Apocalipse de Adão

Detalhe de A Criação de Adão, de Michelangelo, no teto da Capela Sistina, Vaticano.
*
Livre tradução e grifos de Jaqueline Gomes de Jesus para trechos do Apocalipse de Adão, a partir da versão em inglês de 1990, de George W. MacRae, para a Biblioteca Nag Hammadi (coletânea de textos do começo da Era Cristã, ou Era Comum, também conhecida como Escrituras Gnósticas), organizada por James M. Robinson (San Francisco: HarperCollins):
.
A revelação de Adão a seu filho Seth, no setingentésimo aniversário:
"Ouça minhas palavras, meu filho Seth. Quando Deus me criou da terra, junto com Eva, sua mãe, eu partilhava com ela uma glória que ela tinha visto na eternidade da qual viemos. Ela me ensinou uma palavra do conhecimento do Deus eterno. E nós nos assemelhávamos aos grandiosos anjos eternos, pois nós éramos maiores que o deus que nos criara e os poderes dele, a quem não conhecíamos.
Então Deus, soberano das Eras e poderes, irado nos dividiu. Então nos tornamos duas eternidades. E a glória em nossos corações nos deixou, eu e sua mãe Eva, junto com o primeiro conhecimento que exalava de dentro de nós. E ela [a glória] fugiu de nós.
...Mas ele [o conhecimento] entrou na semente de grandes eras.
Então o Deus que nos criou criou um filho dele mesmo e Eva, sua mãe (...). Então o vigor de nosso eterno conhecimento foi destruído em nós, e a fraqueza nos perseguiu. Desde então os dias de nossa vida se tornaram poucos. Pois eu sabia que eu tinha sucumbido à autoridade da morte".

Nenhum comentário:

Postar um comentário