sexta-feira, 18 de julho de 2014

De Que Adoecem os Trabalhadores Químicos

Novo livro saindo do forno:


DE QUE ADOECEM OS TRABALHADORES QUÍMICOS

Organizador:
Remígio Todeschini - Pesquisador do Laboratório de Psicologia do Trabalho – UnB. Diretor Executivo do Instituto de Previdência de Santo André – SP. Ex-Diretor de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência. Ex- Secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego. Ex-Presidente da Fundacentro. Ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Químicos do ABC e ex-dirigente da CUT Nacional. Advogado formado pela USP. Mestrado em Direitos Sociais pela PUC-SP. É doutorando de Psicologia Social do Trabalho e das Organizações – UnB-Brasília-DF.
Autores Colaboradores:
Herval Pina Ribeiro - Médico (1956). Era auxiliar de ensino e dirigia o Centro de Cultura Popular (CPC) da Bahia e o projeto de alfabetização de adultos do Ministério da Educação pelo método Paulo Freire quando, em 1964, teve cassados seus direitos civis e políticos. Caçado pelos órgãos de segurança do Estado, refugiou-se em São Paulo, onde reside desde então. Foi o primeiro Coordenador Técnico do DIESAT, e assessor nos anos 80 do Sindicato dos Químicos do ABC entre outras assessorias do movimento sindical. Tem sua produção científica voltada para as questões de saúde coletiva e da classe trabalhadora.
Jaqueline Gomes de Jesus - Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisadora do Laboratório de Trabalho, Diversidade e Identidade – LTDI/UnB. Professora do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN. É integrante da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, além de ser investigadora da Rede de Antropologia dos e desde os Corpos.
Wanderley Codo - Pesquisador e coordenador do Laboratório de Psicologia do Trabalho – UnB.

Publicação da LTr Editora. "Os químicos são conhecidos há muito tempo por suas mazelas no trabalho, muitos e muitos problemas. Muitas situações de risco. Muitas doenças e acidentes.

Mas os químicos também são reconhecidos como uma das categorias profissionais que mais zelo e cuidado dedicam aos problemas de saúde e trabalho da categoria, é claro, a consequência é um aguerrido espírito de combate aos agravos que perseguem o trabalho da categoria.

E fazia falta na literatura sobre saúde e trabalho, um levantamento incansável e atualizado das doenças e acidentes no trabalho entre os químicos. Trabalho que este livro faz com exaustão e atualidade, um levantamento longitudinal e transversal rico em detalhes, com todos os números necessários para orientar os trabalhadores e os sindicatos em luta por sua saúde, as empresas que se esmeram em um trabalho mais saudável, e os órgãos responsáveis por proteger o trabalhador das dores do seu trabalho.

Ao saber mais da saúde e trabalho entre os químicos, estaremos todos em condição de promover um trabalho mais saudável".

*


Nenhum comentário:

Postar um comentário