domingo, 21 de setembro de 2014

Psicologia dos Movimentos Sociais na UERJ


Está confirmada a minha palestra sobre Psicologia dos Movimentos Sociais, durante a X Semana de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Ela se dará na quinta-feira, dia 9/10/2014, às 16 horas.

Tema:
Protestos, expressos na forma de marchas, paradas ou ocupações, demarcam políticas identitárias, sejam elas pelo direito aos próprios corpos (Marcha das Vadias), das trabalhadoras do campo (Marcha das Margaridas), da população negra (Marcha Zumbi), de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (Paradas do Orgulho LGBT), de grupos religiosos (Marcha para Jesus) ou pela liberalização do uso de drogas (Marcha da Maconha), entre outros. Ações coletivas tão diversas e cada vez mais visíveis têm como elemento em comum o fato de serem ritos, formas de comunicação simbólica que fortalecem identidades sociais degradadas (estigma) e/ou que promovem ideologias de determinados grupos sociais. A presente palestra visa a apresentar olhares e métodos da Psicologia Social frente aos movimentos sociais, identificando e detalhando fatores psicossociais envolvidos nas mobilizações sociais: o sentimento de injustiça, a eficácia de grupo, a identidade social e a afetividade.

Leitura recomendada:
Jesus, J. G. (2012). Psicologia social e movimentos sociais: uma revisão contextualizada. Psicologia e Saber Social, 1(2), 163-186. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/4897/3620

Maiores informações sobre o evento aqui e aqui. O tema desta edição é Para além dos Muros Cinzas. As Diferentes Perspectivas da Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário