domingo, 16 de novembro de 2014

Francisco Paulo de Almeida, Negro, Barão de Guaraciaba

O jornal O Globo deste domingo traz uma matéria sobre o Barão de Guaraciaba, Francisco Paulo de Almeida (1826 - 1901).


Considero que a matéria começa frágil, ressaltando o fato de que, como homem negro de posses, ele tinha escravos. Quando se fala de outros personagens no mesmo estrato social e conjuntura histórica, porém brancos, essa informação nunca é ressaltada. Não é por acaso.

Argumento sub-reptício comum de tantos textos e falas que buscam menosprezar o participação da população negra na construção deste país, desvinculando-a do seu próprio contexto sócio-histórico, e implicitamente culpabiliza as pessoas negras pela escravidão moderna, desconsiderando seus múltiplos movimentos por liberdade e pela subversão do sistema econômico.

No mais, vale pelo conhecimento sobre um personagem pouco conhecido de nossa história, certamente por ter sido um negro com poder.

Parabéns aos familiares, em especial à tataraneta Mônica Destro, pelo importante trabalho de resgate, lamentavelmente desprezado pelas nossas autoridades e profissionais do patrimônio histórico nacional.

Para além de espanto e curiosidade, o fato é útil para mostrar como a regra se prova pela exceção: como tão poucas pessoas negras conseguiam ascender socialmente no Brasil escravista, de tal maneira que a situação continua, mascarada sob o discurso da democracia racial, no Brasil republicano.

Assista breve vídeo d´O Globo sobre a matéria clicando aqui.

Conheça outros detalhes da vida do Barão de Guaraciaba clicando aqui.

3 comentários:

  1. Lamentável que o Único Barão negro não era abolicionista.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável que o Único Barão negro não era abolicionista.

    ResponderExcluir
  3. LEIA O LIVRO: "BARÃO DE GUARACIABA - FRANCISCO PAULO DE ALMEIDA: UM NEGRO NO BRASIL IMPÉRIO - ESCRAVAGISTA", BASEADO NA MINHA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.
    CARLOS ALBERTO DIAS FERREIRA

    ResponderExcluir