domingo, 16 de novembro de 2014

Serge Moscovici Faleceu


Serge Moscovici, ao ganhar o Prêmio Balzan de 2003 por sua contribuição à Psicologia Social

Conforme obituário do Le Monde, morreu em Paris, aos 89 anos, Serge Moscovici, criador da Teoria das Representações Sociais e desenvolvedor da Psicologia das Minorias Ativas.

Fundamental para a Psicologia Social, o pensamento de Moscovici recusa limitações disciplinares, fronteiras teóricas, e dialoga de fato com o pensamento complexo, sendo de eminente contribuição para as reflexões e ações relacionadas à compreensão da sociedade, do senso comum, do saber científico, dos movimentos sociais, das massas, da emancipação dos grupos sociais historicamente discriminados, da natureza como elemento da cultura.

Judeu de origem romena, pai do político Pierre Moscovici, Serge sofreu com o nazismo e o combateu, tendo sido posto em trabalhos forçados durante a II Guerra Mundial. Autodidata em francês, emigrou para Paris, onde se licenciou em Psicologia em 1949, e publicou em 1961 o livro "La Psychanalyse, son image et son public", resultado de sua tese sobre a representação social da Psicanálise.

Foi diretor do Laboratório de Psicologia Social da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), fundador do Laboratório Europeu de Psicologia Social da Maison des Sciences de L'Homme e figura central do movimento transnacional de criação da Psicologia Social, história que pode ser conhecida no livro que ele publicou com Ivana Marková, "The making of modern Social Psychology: the hidden story of how an international social science was created".

Tive a honra de conhecer Serge Moscovici por meio de suas obras e dos ensinamentos dos meus mestres, em especial a professora Angela Almeida, mas também o acompanhei pessoalmente, de forma muito breve, quando de sua passagem no Brasil em 2007, para a V Jornada Internacional sobre Representações Sociais (JIRS) e  a III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais (CBRS), realizadas concomitantemente em Brasília.

Reproduzo esta recomendação da professora Marková, ao autografar meu exemplar de seu livro com Moscovici:
I think it is important that young people like you want to learn about history of social psychology - and see the present through the past!
No Brasil, a Editora Vozes publicou o livro Psicologia das Minorias Ativas.

Saiba mais sobre a vida, obra e honrarias de Serge Moscovici clicando aqui.

Conheça também o Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Centro Serge Moscovici”, da Universidade de Brasília, da qual Moscovi recebeu o título de Doutor Honoris Causa, clicando aqui.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário