quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Livros para Libertação #5: A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL

Eis uma coletânea que precisa ser lida por quem almeja compreender a estrutura agrária brasileira, porém, mais profundamente, deseja saber das forças produtivas que, historicamente, fundamentam o trabalho em nosso país: A Questão Agrária no Brasil: volumes I e II.



A coleção atualmente é bem maior, contando com oito volumes, publicados pela Expressão Popular, de São Paulo. Organizados por João Pedro Stédile, os livros abrangem uma ampla literatura sobre a economia política e a história nacionais.

A Questão Agrária I: o debate tradicional - 1500-1900, de 2005, aborda autores clássicos, como Caio Prado Júnior e Nelson Werneck Sodré, debruçando-se sobre as relações sociais e econômicas desde a Colônia.

Vale ler, nos Anexos, o texto da Lei de Terras nº 601, de 18 de setembro de 1850, que se tornou um dos fundamentos legais para a criação de obstáculos ao acesso da população negra à posse da terra, com seus efeitos nefastos sendo sentidos até hoje.

A Questão Agrária II: o debate na esquerda - 1960-1980, da mesma data, aprofunda a discussão ao apresentar as pesquisas e hipóteses levantadas por autores identificados com as esquerdas, no polêmico período que abrange os primórdios e os estertores da ditadura militar mais recente.

Neste volume são considerados autores como Octavio Ianni e Jacob Gorender, muito bem conhecidos por quem estuda a realidade laboral de nosso país e suas dimensões sócio-identitárias.

Em particular, recomendo a leitura, nos Anexos, da inestimável Carta de Reivindicação dos Escravos Rebelados do Engenho Santana, Ilhéus-BA, um tratado de paz redigido por trabalhadores escravizados, ao proprietário de um engenho, em 1789, propondo a negociação de condições aceitáveis de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário