sábado, 30 de maio de 2015

Livros para Libertação #75: DIGNIDADE DA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE INTERSEXO

Foi com muita alegria que recebi de presente, da autora Ana Karina, enquanto eu coordenava o Grupo de Trabalho sobre Psicologia, durante o IV Seminário Enlaçando Sexualidades, na Universidade do Estado da Bahia, em 28 de maio de 2015, este guia que dignifica nossa ciência-profissão: DIGNIDADE DA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE INTERSEXO: Orientações para Família.


De Ana Karina Canguçu-Campinho e Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima, esta cartilha teve mais de uma dezena de colaboradores e foi publicada em 2014, pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Católica de Salvador, com o apoio do Edital PROEXT/Produtos 2013.

Ela é o resultado de um trabalho de pesquisa interdisciplinar, que considerou a linguagem, as histórias e as experiências de familiares e suas crianças em situação de intersexo, os saberes-fazeres militantes acerca da intersexualidade, entre os quais destaco as contribuições intelectuais do extraordinário Mauro Cabral.

É uma obra bela, tanto esteticamente quanto em termos de conteúdo, que objetiva orientar famílias e que ensina muito e honra a todas/os nós que pesquisamos e nos admiramos com a diversidade do humano, e que trabalhamos para que nossos aprendizados não sejam conhecidos apenas dentro dos muros, físicos ou simbólicos, das universidades.

Que honra ter um exemplar autografado por uma das autoras e por sua colega Andréa Leone, que apresentaram durante o GT.

Caso lhe interesse a leitura, a cartilha pode ser acessada no site http://intersexualidade.com.br e na comunidade Intersexo e Dignidade no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário