quarta-feira, 10 de junho de 2015

Livros para Libertação #79: PSICOLOGIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA

Este livro me acompanhou em minha formação acadêmica e foi meu amigo na formulação de muitas aulas: PSICOLOGIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA: Livro-Texto.


Organizada e tendo como autores Maria da Graça Corrêa Jacques, Marlene Neves Strey, Nara Maria Guazzelli Bernardes, Pedrinho Arcides Guareschi, Sérgio Antônio Carlos e Tânia Mara Gali Fonseca, entre outros colaboradores, a obra foi primeiramente publicada em 1998, pela Editora Vozes. A edição que lhes mostro é de 2002.

É um trabalho riquíssimo por apresentar a diversidade de qualificações e de perspectivas, pressupostos e experiências da Psicologia Social, com foco na América Latina e para além dos estereótipos simplificadores.

Prefaciado por Silvia Lane, o livro aborda como temas: História; Epistemologia; Ética; Indivíduo, cultura e sociedade; Pesquisa; Ideologia; Representações Sociais; Linguagem; Conhecimento; Comunicação; Identidade; Subjetividade; Gênero; Processo grupal; Psicologia Política; Escola; Trabalho; e comunidade.

Como nos orienta a histórica professora Silvia Lane, em seu prefácio: "Aproveitem as lições contidas nesta obra, sem esquecer jamais da reflexão crítica voltada para as nossas atividades cotidianas, repletas de conteúdos emocionais, que permitirá o avanço constante de nossa consciência e de nossa identidade como metamorfose"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário