segunda-feira, 27 de julho de 2015

Livros para Libertação #86: CULTO AOS ORIXÁS

O livro da série sobre Candomblé, que hoje indico, é CULTO AOS ORIXÁS: Voduns e Ancestrais nas Religiões Afro-Brasileiras.



Esta coletânea foi organizada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura, publicada pela Pallas, do Rio de Janeiro, em 2004, e tem como autores pessoas icônicas na área, a saber: Claude Lépine, Deoscóredes M. dos Santos (Mestre Didi), Gisèle Omindarewa Cossard (Mãe Omindarewa), Juana Elbein dos Santos, Monique Augras, Sérgio Figueiredo Ferretti e Vivaldo da Costa Lima.

A leitura é extremamente instigante, mesmo partindo de uma rígida metodologia científica, e aborda temáticas raramente abordados e menos ainda compreendidas, desde uma análise formal do panteão Nagô; passando pela organização do grupo de Candomblé, sua estratificação, senioridade e hierarquia; sobre a Filha-de-Santo; as Quizilas e os Preceitos, no sua dimensão transgressiva, reparativa e de organização dinâmica do mundo; sobre os Voduns da Casa das Minas; e conclui com uma rica discussão sobre o culto dos ancestrais na Bahia: o culto dos Eguns.

AXÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário